Segurança do Trabalho

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Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

Segurança do Trabalho – NR 9

PPRA: elaboração, implantação e monitorização do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9)
CIPA: organização, implantação e assessoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – (NR-5)
CIPA : assessoria para elaboração do Mapa de Risco Ambiental (NR-5)
CIPA: treinamento de Designado CIPA (NR-5)
Análise de informações fornecidas pela empresa relacionadas a identificação do empregado, descrição das atividades que desempenha e seu histórico profissional
Projetos de combate a incêndio
Sinalização e iluminação para situações de emergência

Ao lado da Medicina do Trabalho, a Segurança do Trabalho é fundamental para a garantia da integridade dos trabalhadores. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que atende à NR-9, complementa o PCMSO por ser focado na identificação, avaliação e controle de riscos ambientais, como os diferentes agentes químicos, físicos e biológicos presentes no local de trabalho. Ambos os programas são regulamentados pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE).